Mesmo sob questionamento do Ministério Público (MP) do Rio, a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) manteve a etapa de amanhã no processo de racionalização de ônibus nas ruas. Mais duas linhas serão extintas e outras três terão o trajeto encurtado (veja detalhes abaixo).
O MP argumenta que faltam metas de redução do tempo de viagem para sustentar a validade da reestruturação, além de audiências públicas e de monitoramento do que já foi alterado. Isso, na avaliação do órgão, fere artigos de um acordo assinado entre o município e o MP em 2013. Por isso, o órgão pede ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) uma liminar que não faça novas mudanças e que torne grátis a segunda baldeação pelo Bilhete Único, quando necessária.
A SMTR não tem obrigação de atender aos pedidos do Ministério Público até que a Justiça determine. O julgamento, que atenderá ou não ao pedido de liminar, deve ser realizado nas próximas semanas, segundo o TJ-RJ. Porém, já há novas etapas de cortes programadas para 28 de novembro e 5 de dezembro.
A SMTR alega que as linhas criadas (troncais 1,3 e 4, e as integradas 1, 2, 8, 8SP e 9) “tiveram tempo de viagem inferior ao limite do Bilhete Único Carioca, que é de 2h30m”. A secretaria ainda afirma que as mudanças têm como objetivo aumentar a velocidade e reduzir o tempo das viagens. Segundo o órgão, o processo “já está gerando serviços com intervalos mais regulares”. Já a Procuradoria Geral do Município informou que entregou a defesa e aguarda a decisão.
Até agora, 21 linhas já foram extintas, oito tiveram seus destinos encurtadas e outras dez foram criadas. Você pode conferir aqui a lista completa apresentada pela SMTR de alternativas aos ônibus que deixaram de circular na cidade.